Intimamente associada á dieta moderna, prevê-se que a erosão ácida venha ser um problema emergente para a saúde dental do século XXI.
Refrigerantes, vinho e até mesmo alimentos que são considerados saudáveis, como frutas e vegetais, são estremamente ácidos. É necessário que se tome cuidado quanto á frequencia e o modo como eles são consumidos para reduzir o risco de erosão ácida.
O desgaste causados por ataques ácidos ao esmalte pode resultar no aumento da sensibilidade dentinária e numa alteração na textura, no formato e na aparência geral dos dentes.
Sinais que a erosão ácida pode estar presente:
- Dentes arredondados
- Translucência
Minimizando o risco
- Evitar escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas porque é neste momento que o esmalte se encontra na sua fase mais vunerável. É melhor escovar os dentes pelo menos uma hora após refeição rica em alimentos e bebidas ácidas.
Estranho? Mas é isto mesmo que os estudos revelam é melhor aguardar uma hora para realizar a escovação após a alimentação ácida.
- Beba refrigerantes ou bebidas gasosas rapidamente. Não bocheche nem os retenha por perído prolongado em sua boca. Considere usar um canudo colocado no fundo da boca.
- Escove os dentes suavemente, mas de forma completa, com uma escova de dente macia.
- Escolha um creme dental com baixa abrasividade e com boa disponibilidade de flúor.
- Vá ao dentista regularmente para um check-up dental e converse com ele sobre quaisquer dúvidas que tenha.
Boa Semana á todos.
fonte: GSK Glaxo SmithKline
Nenhum comentário:
Postar um comentário