Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, R. São Benedito, 509 conj 66 - cep 04735 -000- Alto Da Boa Vista, Brazil
Dra. Ana Paula Gregolini Catellani Cro 68588 Periodontista e Clínica Geral. Dra. Karina Lopes Pellissari Cro Implantodontista e Buco-Maxilo, Dra. Lívia Soumaili CRO 78058 Ortodontista e Clínica Geral.

terça-feira, 3 de abril de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Queridos Pacientes

Vou voltar a atualizar o blog, prometo!

Falta de tempo, muito trabalho.

Aguardem novidades.

 Dra. Lívia

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Erosão Ácida, você tem?

A erosão ácida é um dano causado pelos ácidos - frequentemente provenientes dos alimentos - que enfraquece a superfície do esmalte do dente.
 Intimamente associada á dieta moderna, prevê-se que a erosão ácida venha ser um problema emergente para a saúde dental do século XXI.

Refrigerantes, vinho e até mesmo alimentos que são considerados saudáveis, como frutas e vegetais, são estremamente ácidos. É necessário que se tome cuidado quanto á frequencia e o modo como eles são consumidos para reduzir o risco de erosão ácida.

O desgaste causados por ataques ácidos ao esmalte pode resultar no aumento da sensibilidade dentinária e numa alteração na textura, no formato e na aparência geral dos dentes.

Sinais que a erosão ácida pode estar presente:


Sensibilidade
- Descoloração
- Dentes arredondados
- Translucência


Minimizando o risco

- Evitar escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas porque é neste momento que o esmalte se encontra na sua fase mais vunerável. É melhor escovar os dentes pelo menos uma hora após refeição rica em alimentos e bebidas ácidas.

Estranho? Mas é isto mesmo que os estudos revelam é melhor aguardar uma hora para realizar a escovação após a alimentação ácida.

- Beba refrigerantes  ou bebidas gasosas rapidamente. Não bocheche nem os retenha por perído prolongado em sua boca. Considere usar um canudo colocado no fundo da boca.



- Escove os dentes suavemente, mas de forma completa, com uma escova de dente macia.

- Escolha um creme dental com baixa abrasividade e com boa disponibilidade de flúor.

- Vá ao dentista regularmente para um check-up dental e converse com ele sobre quaisquer dúvidas que tenha.

 Boa Semana á todos.



                                                                                                     fonte: GSK Glaxo SmithKline

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bruxismo


O que é Bruxismo?


Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como Saber Se Tenho Bruxismo?


Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.
Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o Bruxismo é Tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:
  • O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Video de movimentação ortodôntica

Video demonstra a possibilidade da correção do posicionamento dentário correto de dentes desalinhados com ortodontia.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hipersensibilidade

A hipersensibilidade dentinária acontece quando a raiz do dente fica exposta. Uma vez que a raiz é exposta, a camada protetora pode ser facilmente removida, resultando em túbulos dentinários abertos. A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor.
Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.

Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?
Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

Como tratar a hipersensibilidade dentinária
Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Pergunte a ele quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta.



fonte cd smile